logo ceres logo ceres
as origens ceres

AS ORIGENS

João Ferreira de Figueiredo, oriundo de Viseu, fundou em 1875, no Porto, o seu negócio, que inicialmente era de Comércio de Cereais e Farinhas. Em 1895, os seus filhos, Abílio e Augusto, juntaram-se como sócios ao negócio do pai, assumindo, passados 6 anos, a responsabilidade de uma nova sociedade, sob a designação de “A. de Figueiredo & Irmão”. Em 1915, enquanto toda a Europa se debatia numa guerra profunda, os irmão Figueiredo criaram a Fábrica de Moagem junto aos caminhos de ferro em Campanhã, no Porto. Na época conturbada entre as duas Grandes Guerras, em especial na década de 30, quando uma gigantesca crise económica e financeira abalou todo o Mundo, a Sociedade continou a crescer, adoptada em 1931 a sua designação definitiva, “Moagem Ceres, A. de Figueiredo & irmão, S.A.R.L.”.


modernização ceres

A MODERNIZAÇÃO

Em 1949, após o falecimento quase simultâneo dos dois sócios fundadores, começou a restruturação profunda da Moagem Ceres, que até então mantinha as máquinas e tecnologias com que tinha iniciado a sua actividade. Esta modernização foi acelerada pela publicação em 1961 de uma lei que obrigava a reorganização da indústria Moageira. Em 1965, nas Bodas de Ouro da Sociedade, foram inauguradas as novas máquinas e actuais instalações sendo o grande impulsionador desta reforma o Administrador Arnaldo de Figueiredo. A partir daí, a Moagem Ceres foi crescendo a um ritmo impagável, adoptando sempre a mais moderna tecnologia existente, de modo a satisfazer as crescentes necessidades do mercado.


desenvolvimento ceres

O DESENVOLVIMENTO

Desde o 25 de Abril de 1974, sob a égide dos Administradores Armando Miranda e Rogério Figueiredo, a Moagem Ceres aumentou mais de 6 vezes a sua capacidade produtiva, atingindo em 1998 uma capacidade instalada superior a 460 toneladas de trigo por dia e um volume de negócios anual de cerca de 30 milhões de euros. Estando actualmente cotada no top 20 das PME e entre as 500 maiores empresas nacionais, tem obtido sucessivas distinções, nomeadamente o "Rating 1" da Dun & Bradsreet e os prémios "PME Prestige", "PME Excelência" e "PME Lider" do IAPMEI.


actualidade ceres

A ACTUALIDADE

No dia 1 de Abril de 2015 a Moagem Ceres completou 100 anos de atividade como moagem de cereais, na qual se tem distinguido pelo elevado padrão de qualidade dos seus produtos, pela satisfação dos seus clientes e pela constante inovação. A inovação é hoje a grande aposta da empresa, não só ao nível dos processos de fabrico e acondicionamento, mas também no lançamento sucessivo de novos produtos. Em 2005 obteve a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade pela norma ISO9001 e em 2008 a certificação do Sistema de Segurança Alimentar pela norma ISO22000, estando a preparar a futura certificação do Sistema Ambiental pela norma ISO14001.